República Árabe Saharaui Democrática


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


Bem-vindos ao blog phoenixsaharaui.blogspot.com.br


A criação deste espaço democrático visa: divulgar a causa Saharaui, buscar o reconhecimento pelo Brasil da República Árabe Saharaui Democrática e pressionar a União Européia, especialmente a Espanha, a França e Portugal, mais os EUA, países diretamente beneficiados pela espoliação dos recursos naturais do povo Saharaui, para retirarem o apoio criminoso aos interesses de Mohammed VI, Rei do Marrocos, e com isto permitir que a ONU prossiga no já tardio processo de descolonização da Pátria Saharaui, última colônia na África.


Membro fundador da União Africana, a RASD é reconhecida por mais de 82 nações, sendo 27 latino-americanas.


Nas páginas que seguem, você encontrará notícias do front, artigos de opinião, relato de fatos históricos, biografias de homens do porte de Rosseau, Thoreau, Tolstoy, Emersom, Stuart Mill e outros que tiveram suas obras imortalizadas - enxergaram muito além do seu tempo - principalmente em defesa da Liberdade.


"Liberté, Égalité, Fraternité", a frase que embalou tantos sonhos em busca da Liberdade, é letra morta na terra mãe.


A valente e obstinada resistência do povo Saharaui, com certeza encontraria em Jean Molin - Herói da resistência francesa - um soldado pronto para lutar contra a opressão e, em busca da Liberdade, morrer por sua Pátria.


A Literatura, a Música, a Pintura e o Teatro Saharaui estarão presentes diariamente nestas páginas, pois retratam fielmente o dia-a-dia deste povo, que a despeito de todas as adversidades, em meio a luta, manteve vivas suas tradições.


Diante do exposto, rogamos que o nosso presidente se afaste da posição de neutralidade, mas que na verdade favorece os interesses das grandes potências, e, em respeito a autodeterminação dos povos estampada como preceito constitucional, reconheça, ainda em seu governo, a República Árabe Saharaui Democrática - RASD.


Este que vos fala não tem nenhum compromisso com o erro.


Se você constatar alguma imprecisão de datas, locais, fatos, nomes ou grafia, gentileza comunicar para imediata correção.


Contamos com você!


Marco Erlandi Orsi Sanches


Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

En el Día Nacional de la Jaima

En el Día Nacional de la Jaima: estudiantes universitarios saharauis en Marrakech organizan sentada pacífica


Marrakech (Marruecos),09/10/12 (SPS) -.  Los estudiantes saharauis en  la Universidad de Marrakech  han organizado una sentada  pacífica en conmemoración del Día Nacional de la Jaima saharaui que se conmemora  cada año el 10 de octubre, informó una fuente del Ministerio de Territorios Ocupados y de las Comunidades en el Exterior.

La sentada se realiza en el marco de las celebraciones del 2 º aniversario de  la instalación de la prima Jaima que más tarde conformaría  el primer  campamento  símbolo de  resistencia pacífica y de protesta contra la ocupación marroquí  y para reivindicar la autodeterminación del pueblo saharaui, el campamento de la dignidad, Egdeim Izik.

Los estudiantes saharauis corearon varias consignas que glorifican la bendita  Intifada  de la Independencia (levantamiento) en los territorios saharauis ocupados.

También expresaron su determinación de continuar la lucha hasta lograr el supremo  objetivo que es la total independencia de la República Saharaui.

El Consejo de Ministros saharaui declaró el año pasado  el 10 de octubre de cada año como el Día Nacional de Saharaui de la Jaima.

Fonte: SPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário