República Árabe Saharaui Democrática


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


Bem-vindos ao blog phoenixsaharaui.blogspot.com.br


A criação deste espaço democrático visa: divulgar a causa Saharaui, buscar o reconhecimento pelo Brasil da República Árabe Saharaui Democrática e pressionar a União Européia, especialmente a Espanha, a França e Portugal, mais os EUA, países diretamente beneficiados pela espoliação dos recursos naturais do povo Saharaui, para retirarem o apoio criminoso aos interesses de Mohammed VI, Rei do Marrocos, e com isto permitir que a ONU prossiga no já tardio processo de descolonização da Pátria Saharaui, última colônia na África.


Membro fundador da União Africana, a RASD é reconhecida por mais de 82 nações, sendo 27 latino-americanas.


Nas páginas que seguem, você encontrará notícias do front, artigos de opinião, relato de fatos históricos, biografias de homens do porte de Rosseau, Thoreau, Tolstoy, Emersom, Stuart Mill e outros que tiveram suas obras imortalizadas - enxergaram muito além do seu tempo - principalmente em defesa da Liberdade.


"Liberté, Égalité, Fraternité", a frase que embalou tantos sonhos em busca da Liberdade, é letra morta na terra mãe.


A valente e obstinada resistência do povo Saharaui, com certeza encontraria em Jean Molin - Herói da resistência francesa - um soldado pronto para lutar contra a opressão e, em busca da Liberdade, morrer por sua Pátria.


A Literatura, a Música, a Pintura e o Teatro Saharaui estarão presentes diariamente nestas páginas, pois retratam fielmente o dia-a-dia deste povo, que a despeito de todas as adversidades, em meio a luta, manteve vivas suas tradições.


Diante do exposto, rogamos que o nosso presidente se afaste da posição de neutralidade, mas que na verdade favorece os interesses das grandes potências, e, em respeito a autodeterminação dos povos estampada como preceito constitucional, reconheça, ainda em seu governo, a República Árabe Saharaui Democrática - RASD.


Este que vos fala não tem nenhum compromisso com o erro.


Se você constatar alguma imprecisão de datas, locais, fatos, nomes ou grafia, gentileza comunicar para imediata correção.


Contamos com você!


Marco Erlandi Orsi Sanches


Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Solidariedade com o povo saharaui


Solidariedade com o povo saharaui

17.11.2010 | Fonte de informações: Pravda.ru

Tomada de posição do parlamento europeu
Apelo a todos os homens e mulheres de boa vontade, que conservam a dignidade de carácter para se revoltarem contra a ignomínia e a injustiça. Subscrevam o abaixo-assinado.

http://sahararights.net/

Preencha o formulário e enviará um e-mail aos representantes do seu país no Parlamento Europeu em português.

Por favor, utilize uma linguagem educada e seja claro na sua exposição. O objectivo desta ferramenta é que o/a eurodeputado/a em questão receba uma mensagem única e escrita por si, sem utilizar um texto predefinido.

Em todo o caso, se tiver dificuldade, sugerimos que utilize o texto que enviamos em baixo.

Muito Obrigado. Estamos juntos e solidários com a tragédia deste povo vizinho e irmão.

Peço que exijam ao governo marroquino que cesse a violência que está a exercer contra a população saharaui nos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental.

Peço que apelem à ONU para que faça cumprir o artigo 2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como as resoluções adoptadas para os Territórios Não Autónomos.

Peço que apelem à ONU para que o Conselho de Segurança outorgue à MINURSO a capacidade de monitorizar os Direitos Humanos, informando directamente o Conselho de Segurança.

A ONU tem a obrigação de proteger a população de um Território Não Autónomo, enquanto esta espera a realização do Referendo de Autodeterminação, em conformidade com as Resoluções da Assembleia Geral, o Conselho de Segurança e da União Africana.

Peço que reclamem junto do Governo de Rodriguez Zapatero que pare de imediato a venda de armas ao governo alauita, com as quais o exercito de ocupação assassina, tortura e reprime o povo saharaui.

Peço que levantem vossa voz para permitir a entrada de civis que possam fazer o trabalho de observação internacional, e igualmente o livre acesso aos meios de comunicação social.

Peço que se pronunciem perante o Parlamento Europeu, exigindo a intervenção deste órgão da EU e do conjunto da comunidade internacional.

Peço que exijam a libertação imediata dos saharauis ilegalmente detidos, há centenas de pessoas desaparecidas-detidas.

Agradeço a vossa atenção e espero que contribuam para que se faça cumprir a lei internacional e se possa parar esta grave violação dos direitos humanos.

Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental

Nenhum comentário:

Postar um comentário