República Árabe Saharaui Democrática


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


Bem-vindos ao blog phoenixsaharaui.blogspot.com.br


A criação deste espaço democrático visa: divulgar a causa Saharaui, buscar o reconhecimento pelo Brasil da República Árabe Saharaui Democrática e pressionar a União Européia, especialmente a Espanha, a França e Portugal, mais os EUA, países diretamente beneficiados pela espoliação dos recursos naturais do povo Saharaui, para retirarem o apoio criminoso aos interesses de Mohammed VI, Rei do Marrocos, e com isto permitir que a ONU prossiga no já tardio processo de descolonização da Pátria Saharaui, última colônia na África.


Membro fundador da União Africana, a RASD é reconhecida por mais de 82 nações, sendo 27 latino-americanas.


Nas páginas que seguem, você encontrará notícias do front, artigos de opinião, relato de fatos históricos, biografias de homens do porte de Rosseau, Thoreau, Tolstoy, Emersom, Stuart Mill e outros que tiveram suas obras imortalizadas - enxergaram muito além do seu tempo - principalmente em defesa da Liberdade.


"Liberté, Égalité, Fraternité", a frase que embalou tantos sonhos em busca da Liberdade, é letra morta na terra mãe.


A valente e obstinada resistência do povo Saharaui, com certeza encontraria em Jean Molin - Herói da resistência francesa - um soldado pronto para lutar contra a opressão e, em busca da Liberdade, morrer por sua Pátria.


A Literatura, a Música, a Pintura e o Teatro Saharaui estarão presentes diariamente nestas páginas, pois retratam fielmente o dia-a-dia deste povo, que a despeito de todas as adversidades, em meio a luta, manteve vivas suas tradições.


Diante do exposto, rogamos que o nosso presidente se afaste da posição de neutralidade, mas que na verdade favorece os interesses das grandes potências, e, em respeito a autodeterminação dos povos estampada como preceito constitucional, reconheça, ainda em seu governo, a República Árabe Saharaui Democrática - RASD.


Este que vos fala não tem nenhum compromisso com o erro.


Se você constatar alguma imprecisão de datas, locais, fatos, nomes ou grafia, gentileza comunicar para imediata correção.


Contamos com você!


Marco Erlandi Orsi Sanches


Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Indignação, atitude e consequências.



Era sábado à tarde de um dia qualquer do ano de 2009. Neste dia, assistindo a Sportv, tomei conhecimento da situação vivida pelo povo Saharaui - o povo que o mundo esqueceu - e nunca mais consegui esquecer aquelas imagens.
Em pleno século XX, ano de 1975, o Marrocos ocupa a República Árabe Saharaui Democrática, bombardeia a região ocupada com gás NAPALM e FÓSFORO BRANCO fazendo milhares de vítimas, constrói um MURO de mais de 2.000 km - é isto mesmo, 2.000 km - dividindo o País, posiciona 150.000 soldados entrincheirados ao longo do dito muro, "planta" minas terrestres por toda a parte, prende milhares de pessoas contrárias a ocupação, obriga 180.000 saharauis a se refugiarem no deserto da Argélia para não morrerem, e mantém o povo Saharaui em estado de miséria total.
É claro que os interesses econômicos falam mais alto, pois, a região é a maior produtora de fosfato do mundo, rica em petróleo, urânio, ferro e outros minerais. Sua costa é considerada uma das zonas pesqueiras mais ricas do planeta. Por tudo isto, é notória a omissão da União Européia, especialmente dos governos de Portugal, Espanha e da França, que apoiam o regime de terror imposto por Rabat, sob o comando do Rei Mohammed VI, o Amir al-Mu'minin.
A resistência é bravamente exercida pela Frente Polisário, que luta pelo reconhecimento da RASD como um Estado independente.
No campo diplomático, Aminatu Haidar atua como embaixadora da causa Saharaui buscando apoio internacional.
Este blog nasce com o propósito de divulgar a causa Saharaui, conseguir o reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática pelo nosso País e pressionar os governos de Portugal, Espanha, França e EUA, tradicionais parceiros do Marrocos, neste caso, cúmplices, para apoiarem a imediata independência do povo Saharaui conduzida pela ONU.
Cabe lembrar, que estes países costumam atuar no cenário internacional como defensores dos direitos humanos, inclusive, de vez em quando querem puxar a orelha do Brasil. Que ironia.Gritam na defesa da Amazônia e contra a violação dos direitos humanos, mas silenciam sobre o Sahara Ocidental, onde a carnificina é patrocinada pela cobiça da União Européia e consumada pela mão de ferro de Mohammed VI.
Os europeus e os norte-americanos certamente não têm porque se orgulhar de seus "líderes".
A República Árabe Saharaui Democrática já é reconhecida por 82 países, destes, 27 são latino-americanos.
Quem sabe nosso presidente cosmopolita e candidato a Estadista assume esta causa, e faz a lição de casa, reconhecendo o Estado da República Árabe Saharaui Democrática?
Seja um colaborador do blog aliando-se a esta causa.
Vamos levar adiante esta mensagem e buscar apoio nos bancos escolares, nos sindicatos, nas associações, nas entidades de classes, nos clubes, nas igrejas, nos CTG, no parlamento Municipal, Estadual e Federal.
O fim da diáspora do povo Saharaui a de contar com a solidariedade do povo brasileiro.

SEJAM BENVINDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário