República Árabe Saharaui Democrática
O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU
O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU
O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU
Bem-vindos ao blog phoenixsaharaui.blogspot.com.br
A criação deste espaço democrático visa: divulgar a causa Saharaui, buscar o reconhecimento pelo Brasil da República Árabe Saharaui Democrática e pressionar a União Européia, especialmente a Espanha, a França e Portugal, mais os EUA, países diretamente beneficiados pela espoliação dos recursos naturais do povo Saharaui, para retirarem o apoio criminoso aos interesses de Mohammed VI, Rei do Marrocos, e com isto permitir que a ONU prossiga no já tardio processo de descolonização da Pátria Saharaui, última colônia na África.
Membro fundador da União Africana, a RASD é reconhecida por mais de 82 nações, sendo 27 latino-americanas.
Nas páginas que seguem, você encontrará notícias do front, artigos de opinião, relato de fatos históricos, biografias de homens do porte de Rosseau, Thoreau, Tolstoy, Emersom, Stuart Mill e outros que tiveram suas obras imortalizadas - enxergaram muito além do seu tempo - principalmente em defesa da Liberdade.
"Liberté, Égalité, Fraternité", a frase que embalou tantos sonhos em busca da Liberdade, é letra morta na terra mãe.
A valente e obstinada resistência do povo Saharaui, com certeza encontraria em Jean Molin - Herói da resistência francesa - um soldado pronto para lutar contra a opressão e, em busca da Liberdade, morrer por sua Pátria.
A Literatura, a Música, a Pintura e o Teatro Saharaui estarão presentes diariamente nestas páginas, pois retratam fielmente o dia-a-dia deste povo, que a despeito de todas as adversidades, em meio a luta, manteve vivas suas tradições.
Diante do exposto, rogamos que o nosso presidente se afaste da posição de neutralidade, mas que na verdade favorece os interesses das grandes potências, e, em respeito a autodeterminação dos povos estampada como preceito constitucional, reconheça, ainda em seu governo, a República Árabe Saharaui Democrática - RASD.
Este que vos fala não tem nenhum compromisso com o erro.
Se você constatar alguma imprecisão de datas, locais, fatos, nomes ou grafia, gentileza comunicar para imediata correção.
Contamos com você!
Marco Erlandi Orsi Sanches
Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil
segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
FELIZ ANO NOVO AO POVO SAHARAUI
quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
Desde el Atlántico - Nueva decisión del Tribunal de la UE: ni el territorio ni las aguas ni el espacio aéreo del Sahara Occidental pertenecen a Marruecos
FEITOOOOOO!!!
RESISTIR É VENCER!
INDEPENDÊNCIA SAHARAUI JÁ!!!!
A VOLTA DE CÉRBERO
domingo, 4 de novembro de 2018
The Cult of Trump by Chris Hedges IMPERDÍVEL!!!
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
ELEIÇÕES NO BRASIL: AMEAÇA COMUNISTA, PLANO COHEN E A REVELAÇÃO DA FARSA QUE SE REPETE
ELEIÇÕES NO BRASIL
Ameaça comunista alimenta delírio dos insanos e a ignorância dos tolos.
Estratégia por demais conhecida, inaugurada na era Vargas (1937) e reutilizada com sucesso no golpe de 1964, que instalou a ditadura no país, retorna pelas mãos dos mesmos atores:
A tentação de tomar o poder a qualquer preço animou os que pretendem substituir a quadrilha que governa o país sem oposição, quando perceberam que poderíam seduzir e arrastar aqueles que nutrem ódio desmesurado pelo partido dos trabalhadores - que reproduziu no governo todas as práticas espúrias que condenava na oposição - recrutando-os para as fileiras do candidato sem partido, sem projeto e sem estofo para envergar o título de presidente do Brasil.
Desnorteada e sob o impacto das redes sociais, a imprensa, que já havia admitido sua mea-culpa ao apoiar os horrores perpetrados pela ditadura de 1964/1985, para desespero dos militares, está dividida em relação ao apoio ostensivo.
Nas outras oportunidades a Igreja católica disponibilizou os púlpitos para a disseminação da mentira e do ódio, e depois se arrependeu. Agora mantém criminoso silêncio institucional, violando a memória e a honra dos padres que tombaram nas mãos dos torturadores nos porões da ditadura.
Da irresponsável conduta dos guias da violência, restou um povo, antes gentil, educado e temente a Deus, agora avesso as minorias e, através das redes sociais, capaz de atacar todos aqueles que deles divergem amaldiçoando-os com palavras extremamente ofensivas e desabonadoras.
Assim, manejada por fiéis seguidores, a institucionalização da mentira como estratégia de campanha e arma de guerra, antes feita com panfletos, propaganda na TV, filmes patrocinados e jornais censurados, agora transita velozmente pelas redes sociais sem nenhum controle, restando garantida a impunidade.
Por derradeiro, a estratégia de potencializar a ameaça comunista através da imensa capilaridade dos locais de culto evangélico e das redes sociais, explorando a fé das pessoas e fortalecendo o discurso único, próprio das ditaduras, ganha corpo e, se bem sucedida, jogará o Brasil na obscuridão ao garantir a eleição de um insano candidato, o MITORTURA, totalmente comprometido com a intolerância, a disseminação do ódio e a barbárie.
Plano Cohen
A revelação da farsa
domingo, 21 de outubro de 2018
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
#####DISCURSO VAZIO DO "MITO"
domingo, 14 de outubro de 2018
As Crianças e a Tortura - Reportagem 1 - Métodos de tortura com crianças...
DITADURA NO BRASIL (1964/85):
PARA QUEM DIZ QUE NÃO HOUVE DITADURA NO BRASIL
REPORTAGEM PRODUZIDA PELA EMISSORA DO PASTOR QUE APOIA O "MITO".
É SURREAL!
O repórter Luiz Carlos Azenha entrevistou vítimas do regime militar para contar uma história que ainda não foi totalmente revelada. Veja no especial As Crianças e A Tortura.
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
Brasil: Prenúncio de uma era de trevas
sábado, 6 de outubro de 2018
ELEIÇÕES NO BRASIL III
terça-feira, 2 de outubro de 2018
ELEIÇÕES NO BRASIL II
ELEIÇÕES NO BRASIL
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
CALAR E GRITAR...
Juiz rouba seu time, você grita!
terça-feira, 4 de setembro de 2018
SAHARAUIS: DISPUTA TERRITORIAL?
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
ELEIÇÕES NO BRASIL: FALTA DE ALTERNATIVAS SERÁ O PASTO DA MANADA
DOS CANDIDATOS
DO PROCESSO ELEITORAL VICIADO
TOTAL ELEITORES | ELEITORES FILIADOS | % | |
BRASIL | 147.302.357 | 16.797.985 | 11,4034% |
MDB | 2.394.436 | 1,6255% | |
PT | 1.589.275 | 1,0789% | |
PSDB | 1.460.814 | 0,9917% | |
PDT | 1.256.996 | 0,8533% | |
PSL | 241.439 | 0,1639% | |
REDE | 23.929 | 0,0162% | |
OUTROS | |||
sábado, 25 de agosto de 2018
ESTADO TORTO X ESTADO DE DIREITO
sábado, 18 de agosto de 2018
PRESIDENCIÁVEIS QUE O BRASIL NÃO MERECE
sábado, 11 de agosto de 2018
FEMINICÍDIO NO BRASIL
ELEIÇÕES NO BRASIL
quinta-feira, 21 de junho de 2018
" O CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU É UMA INSTITUIÇÃO HIPÓCRITA"
A ascensão de governos totalitários pelo voto, ou através de golpes parlamentares (parlamentos corruptos mantem executivos corruptos, avalizados integralmente pelo judiciário, que se sustentam através de forças de segurança internas cooptadas para reprimir resistências democráticas), em todas as parte do mundo asseguram relativo suporte popular regional, emprestando falsa legitimidade aos governantes que resistirão com mão de ferro com a proteção dos norte americanos, desde que mantenham seus mercados permeáveis à penetração do capital manchado pelo sangue dos nativos.
Em setembro de 2014 escrevi um artigo com o título de "Contradição Fatal", (pode ser acessado através do link: https://phoenixsaharaui.blogspot.com/2014/09/contradicao-fatal.html), do qual reproduzo algumas passagens pela atualidade das projeções ali lançadas:
Se a ganância conseguiu transformar um pequeno território desértico em objeto do desejo das grandes "potências" - sem potencial econômico conhecido quando da partilha da África (1884-1885) - imagine a disputa que se avizinha por grandes extensões de terras ricas em minerais, água, fauna e flora abundantes.
A expropriação forçada dos territórios, inevitavelmente, recairá sobre os países que hoje se curvam ou são cúmplices nas graves violações de direitos humanos praticadas contra povos indefesos.
Formalmente protegidos por Tratados internacionais, os direitos fundamentais são sistematicamente violados em nome da democracia pelos membros com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU - Reino Unido, EUA, França, China e Rússia - que através de perverso mecanismo de funcionamento, garante a impunidade dos cinco sócios que, não por acaso, são os maiores fabricantes de armas do mundo.
E disso que se trata!!!
Os Estados Unidos removeu o último obstáculo para que o uso total da sua força bélica garanta a imposição dos seus interesses sobre as demais nações.
Direitos humanos nunca impediu a conduta predatória do gigante norte americano, mas seu compromisso com a democracia exigia um discurso pacifista apesar da prática belicista.
Por outro lado, o país, outrora ícone dos valores fermentados na revolução francesa (LIF), nos últimos anos assiste a Rússia e a China, tradicionais e ostensivos violadores dos direitos humanos, sem resistência das Nações Unidas, ocuparem espaços significativos no campo internacional, reduzindo espantosamente a importância dos norte americanos.
"O CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU É UMA INSTITUIÇÃO HIPÓCRITA" afirmou a representante do país responsável por 22% do orçamento total daquele foro mundial.
Quando um hipócrita chama outro de hipócrita com absoluta razão dizemos que o jogo está aberto, caíram as máscaras.
Na verdade as Nações Unidas pagaram o preço da vassalagem institucionalizada a serviço dos Estados unidos. Aquela casa não serve mais integralmente aos interesses do norte americanos e por isso foi desprezada. Não vendo como ampliar os enormes poderes que já possuía na organização, restou somente as limitações impostas por uma nova ordem mundial, que, dado a sua formatação, impôs uma agenda que contraria os interesses do governo norte americano.
Direitos humanos e meio ambiente nunca estiveram na agenda norte americana.
O mundo agora vai experimentar as dores e os sofrimentos suportados pelos saharauis diante da omissão e cumplicidade internacional.
sábado, 2 de junho de 2018
CAMINHONEIROS...
A manutenção da tirania estatal se apoia no judiciário para punir o cidadão inconformado com a imposição de encargos insuportáveis. VERGONHA!
sábado, 12 de maio de 2018
NAÇÕES UNIDAS DESPREZA SUAS PRÓPRIAS RESOLUÇÕES
Em 1960, as Nações Unidas, através da resolução 1514 – AG - sobre a concessão da independência aos países e povos coloniais - em corajosa e histórica decisão, exortou os impérios coloniais à concessão compulsória da independência aos povos sob dominação.
terça-feira, 20 de março de 2018
A FRANÇA E A LEI DO RETORNO
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
sábado, 20 de janeiro de 2018
Mary McLeod Bethune, exemplo de vida!
Naquele momento, Mary percebeu que a coisa mais importante que desigualava brancos e negros era a alfabetização. Era final do século XIX e poucas salas no sul dos Estados Unidos aceitavam negros, McLeod pressionou a família para matriculá-la em uma sala de aula apenas para negros na Trinity Mission School, instituição dirigida pela ordem religiosa Presbiteriana. A família permitiu, mas a orientou a se virar, por serem humildes, seus pais não puderam proporcionar boas condições para que ela estudasse. Mary caminhava 16 km todos os dias para chegar à escola. Em pouco tempo, ensinou os pais e os irmãos a ler e a escrever, os membros da família foram os primeiros a experimentarem a vocação educadora de Mary.
Por se destacar como melhor aluna da escola, Mcleod conseguiu uma bolsa de estudos Instituto Dwight L. Moody, uma instituição religiosa que formava missionários e professores. Docente formada, iniciou sua carreira alfabetizando negros em fazendas e periferias americanas, de casa em casa, Mary levava a magia da leitura e escrita para os excluídos da sociedade americana. Foi a partir desse trabalho que ela ingressou na luta pelos Direitos Civis dos Negros, sendo uma das primeiras mulheres a organizar movimentos contínuos contra as leis Jim Crow (leis que garantiam a segregação racial).
Mary formava e orientava seus alunos a se movimentarem para transformar o status quo da sociedade, levou muitos alunos para tirarem documentos, ensinava matemática financeira e sobre a história da escravidão.
Muito influente entre os líderes políticos e religiosos batistas e metodistas, Mary conseguiu arrecadar fundos para abrir uma escola particular para afro-americanos em Daytona Beach. O colégio atingiu excelentes notas no ranking das melhores escolas da Carolina do Sul e, mais tarde, se transformou na Universidade Bethune-Cookman, uma das primeiras instituições educacionais a abolir a segregação entre negros e brancos. Além do trabalho na escola e universidade, Mary conseguiu licença para lecionar dentro de presídios, alfabetizando os internos e os encaminhando para o mercado de trabalho.
Mas o maior destaque na vida dessa grande heroína foi a contribuição que deu à luta pelos Direitos Civis dos Negros. Mary foi participante ativa de protestos contra o racismo institucional e escreveu manifestos sintetizando as reivindicações da causa. Através de sua influência, pressionou deputados e senadores. McLeod debatia face a face com os homens e mulheres mais racistas do poder político americano. Foi tão importante para as reivindicações dos afro-americanos que passou a ser chamada de "Primeira Dama da Luta".
A consagração como porta voz do movimento negro viria no início dos anos 40, quando foi nomeada conselheira sobre assuntos raciais de Franklin Delano Roossevelt, o presidente americano procurava acalmar as tensões raciais nos Estados do Sul.
Estima-se que, em toda sua vida, Mary tenha ensinado mais de 5 mil pessoas a ler, se contarmos o legado e o número de professores alfabetizadores que formou, o número de pessoas influenciadas por seus ensinamentos é incontável.
O The New York Times colocou Mary McLeod Bethune na lista das 10 maiores mulheres estadunidenses da história. Seu nome também figura no Hall da Fama das Mulheres Americanas.
Mary morreu de tuberculose, aos 79 anos, em 1955, mesmo ano em que Rosa Parks, uma costureira de Montgomery, se recusou a levantar de um assento de ônibus para um branco sentar, fato que desencadeou a maior luta da história do Movimento pelos Direitos Civis dos Negros, nos Estados Unidos. Mary não presenciou o fato, mas, certamente, seu legado contribuiu decisivamente para a formação e consolidação das ideias que levaram o movimento negro a desafiar e derrotar parte da ordem institucional racista vigente nos Estados Unidos até a década de 1960.