República Árabe Saharaui Democrática


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


O POVO QUE O MUNDO ESQUECEU


Bem-vindos ao blog phoenixsaharaui.blogspot.com.br


A criação deste espaço democrático visa: divulgar a causa Saharaui, buscar o reconhecimento pelo Brasil da República Árabe Saharaui Democrática e pressionar a União Européia, especialmente a Espanha, a França e Portugal, mais os EUA, países diretamente beneficiados pela espoliação dos recursos naturais do povo Saharaui, para retirarem o apoio criminoso aos interesses de Mohammed VI, Rei do Marrocos, e com isto permitir que a ONU prossiga no já tardio processo de descolonização da Pátria Saharaui, última colônia na África.


Membro fundador da União Africana, a RASD é reconhecida por mais de 82 nações, sendo 27 latino-americanas.


Nas páginas que seguem, você encontrará notícias do front, artigos de opinião, relato de fatos históricos, biografias de homens do porte de Rosseau, Thoreau, Tolstoy, Emersom, Stuart Mill e outros que tiveram suas obras imortalizadas - enxergaram muito além do seu tempo - principalmente em defesa da Liberdade.


"Liberté, Égalité, Fraternité", a frase que embalou tantos sonhos em busca da Liberdade, é letra morta na terra mãe.


A valente e obstinada resistência do povo Saharaui, com certeza encontraria em Jean Molin - Herói da resistência francesa - um soldado pronto para lutar contra a opressão e, em busca da Liberdade, morrer por sua Pátria.


A Literatura, a Música, a Pintura e o Teatro Saharaui estarão presentes diariamente nestas páginas, pois retratam fielmente o dia-a-dia deste povo, que a despeito de todas as adversidades, em meio a luta, manteve vivas suas tradições.


Diante do exposto, rogamos que o nosso presidente se afaste da posição de neutralidade, mas que na verdade favorece os interesses das grandes potências, e, em respeito a autodeterminação dos povos estampada como preceito constitucional, reconheça, ainda em seu governo, a República Árabe Saharaui Democrática - RASD.


Este que vos fala não tem nenhum compromisso com o erro.


Se você constatar alguma imprecisão de datas, locais, fatos, nomes ou grafia, gentileza comunicar para imediata correção.


Contamos com você!


Marco Erlandi Orsi Sanches


Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Iniciam novo contato Polisário-Marrocos sobre Saara Ocidental


Iniciam novo contato Polisário-Marrocos sobre Saara Ocidental

Escrito por Bianka de Jesus

jueves, 16 de diciembre de 2010

Victor M. Carriba

Nações Unidas, 16 dez (Prensa Latina)

A Frente Polisário e Marrocos iniciam hoje outro contato informal organizado pela ONU e sob a sombra da crise criada pelo assalto de forças marroquinos contra um acampamento saaraui no mês passado. Trata-se do quarto encontro desse caráter realizado desde agosto de 2009 em resposta à resolução 1871 do Conselho de Segurança, que chamou a buscar a retomada das conversas oficiais.

O encontro foi convocado na semana passada pelo enviado especial da ONU para esse território, Christopher Ross, e terá lugar na localidade nova-iorquina de Greentree, em Long Island.

A reunião anterior efetuou-se a princípios de novembro passado, quando as delegações persistiram em sua rejeição às propostas da outra parte como base para futuras negociações, segundo informou Ross em um comunicado. Um dia antes, militares e agentes da segurança de Marrocos lançaram um ataque contra o acampamento de Gdeim Izik, habitado por civis saharauis que protestavam contra a ocupação marroquina dessa ex colônia espanhola.

Ontem, o presidente da República Árabe Democrática Saarauí, Mohamed Abdelaziz, solicitou ao secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, o envio de uma missão internacional independente que investigue a agressão perpetrada por Rabat.

De acordo com fontes saarauis, o pedido está contido em uma carta que acusa Marrocos de semear o terror, o medo e a intimidação nos territórios ocupados do Saara Ocidental.

A carta reclama a criação de um mecanismo da ONU para a proteção dos direitos humanos na região e denuncia o assédio militar implantado por Rabat em torno da cidade do Aaiun para impedir a chegada de observadores e jornalistas.

Com respeito à nova reunião em Nova Iorque, Abdelaziz disse há dois dias que o Polisário participará com a esperança de que nesta ocasião Marrocos permita avançar para a celebração de um referendo sobre a autodeterminação do Saara Ocidental.

Por sua vez, o coordenador saaraui na Missão da ONU para o Referendo nesse território (Minurso), Mhamed Jadad, defendeu por que esse mecanismo se encarregue da supervisão dos direitos humanos no território.

Há uma semana a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução sobre o Saara Ocidental que reafirmou "o direito inalienável de todos os povos à livre determinação e a independência".

O texto saudou os contatos entre o Polisário e Marrocos e destacou os gerenciamentos de Ross para "uma solução política, justa, duradoura e mutuamente aceitável que conduza à livre determinação do povo do Saara Ocidental".

Ao mesmo tempo exortou às partes "a cooperar com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a cumprir as obrigações que lhes incumbem conforme o direito internacional humanitário".

Antes das quatro turno de conversas informais, Marrocos e o Polisario celebraram várias rodadas de negociações oficiais em junho de 2007, agosto desse ano e janeiro e março de 2008, quando ficaram interrompidas.

Fonte: www.prensa-latina.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário